Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 17 'jihadistas' do Estado Islâmico mortos no norte do Iraque

Pelo menos 17 'jihadistas' do Estado Islâmico (EI) foram mortos em duas operações encabeçadas pelas forças de segurança iraquianas em Mossul e Kirkuk, no Iraque, avançaram hoje fontes militares.

Pelo menos 17 'jihadistas' do Estado Islâmico mortos no norte do Iraque
Notícias ao Minuto

11:51 - 11/05/22 por Lusa

Mundo ISIS

As forças de segurança iraquianas "conseguiram detonar um túnel em Jabal Karaw onde nove membros do EI estavam abrigados e foram mortos durante a operação", explicou a Célula de Informação de Segurança do Exército iraquiano em comunicado.

De acordo com declarações prestadas pelo Ministério da Defesa iraquiano, os aviões iraquianos F16, em cooperação com o Serviço Antiterrorista, atacaram ainda outra caverna onde os 'jihadistas' se escondiam, matando "oito terroristas lá dentro" na província de Mossul.

Mossul foi considerada a capital do EI, no Iraque, e foi nesta cidade que o primeiro líder da organização extremista, Abu Bakr al-Baghdadi, já falecido, proclamou o "califado".

A operação atual coincide com a reunião ministerial da Coligação Global para Derrotar o Estado Islâmico, que se realiza hoje na cidade marroquina de Marraquexe e conta com a participação de 84 países, entre eles Portugal.

Será o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a representar o país na sessão que se realiza pela primeira vez em continente africano.

Em 2014, várias áreas do Iraque, principalmente as áreas sunitas, ficaram nas mãos do EI, mas o grupo extremista acabou por ir perdendo o domínio dos territórios de forma gradual, até ter sido declarada vitória pelo governo de Bagdade sobre a organização terrorista em finais de 2017.

Ainda assim, algumas partes do país continuam a ser alvo de ataques dos 'jihadistas'.

De acordo com os números da ONU avançados em fevereiro, o EI tem entre 6.000 e 10.000 combatentes no Iraque e na Síria, e continua a lançar ataques a um ritmo constante.

Leia Também: Iraque regista 12 mortos e aumento do número de casos de febre do Congo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório