Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Boris Johnson vai visitar a Suécia e a Finlândia na quarta-feira

O primeiro-ministro britânico pretende abordar, no contexto destas duas deslocações, as "questões de segurança".

Boris Johnson vai visitar a Suécia e a Finlândia na quarta-feira

O primeiro-ministro britânico vai visitar a Suécia e a Finlândia na quarta-feira, numa altura em que os dois países nórdicos consideram a possibilidade de se candidatarem a uma adesão à NATO, na sequência da invasão russa sobre a Ucrânia.

De acordo com as informações avançadas por Downing Street, Boris Johnson pretende abordar, no contexto destas duas deslocações, "questões de segurança mais amplas", noticia o The Guardian.

"Não se trata apenas da Ucrânia, mas da segurança da Europa em termos mais gerais. Trata-se de encontrar outros países democráticos e discutir questões como a segurança, que são importantes aqui e no estrangeiro", adiantou um porta-voz do primeiro-ministro britânico.

A mesma fonte destacou que o Reino Unido apoia "a capacidade democrática dos países para decidirem sobre temas como a adesão à NATO" e que compreende "as posições da Suécia e da Finlândia". E é, por essas mesmas razões, "que o primeiro-ministro vai discutir estas questões de segurança mais vastas", explicou o porta-voz.

A invasão russa sobre a Ucrânia suscitou preocupações nos dois países nórdicos e revelou-se um ponto de viragem, tendo levado a Finlândia e a Suécia a considerar um pedido de adesão à Aliança Atlântica.

Perante esta possibilidade, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou já em várias ocasiões que tanto a Finlândia como a Suécia seriam bem-vindas se decidissem aderir à Aliança Atlântica.

Este cenário levou, por sua vez, Moscovo a ameaçar os dois países - com os quais tem fronteiras e que mantiveram até agora uma política de neutralidade militar - com "graves consequências político-militares".

Lembre-se que, ao invadir a Ucrânia, a Rússia usou como um dos argumentos a possível adesão do país vizinho à NATO. 

Leia Também: Eleições tornaram situação na Irlanda do Norte insustentável, diz Johnson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório