Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Governo austríaco remodelado após demissão de duas ministras esta semana

O chanceler federal da Áustria, o conservador Karl Nehammer, anunciou hoje uma nova remodelação do seu executivo, com várias mudanças nas pastas ocupadas pelo seu partido, o Partido Popular (ÖVP), que governa em conjunto com Os Verdes.

Governo austríaco remodelado após demissão de duas ministras esta semana
Notícias ao Minuto

15:25 - 10/05/22 por Lusa

Mundo Áustria

Numa conferência de imprensa, Nehammer explicou que decidiu aproveitar a demissão de duas ministras suas correligionárias, anunciada na segunda-feira, para "reorganizar as agendas" dos ministérios, com o objetivo de melhorar a eficiência da sua gestão.

Assim, as áreas de que se ocupava Margarete Schramböck na pasta da Economia serão transferidas para o Ministério do Trabalho, dirigido pelo economista independente Martin Kocher.

Além disso, o diretor da Federação de Agricultores da Áustria, Norbert Totschnig, assumirá o Ministério da Agricultura, sucedendo a Elisabeth Köstinger, que anunciou na segunda-feira a demissão.

O chanceler, no poder desde dezembro passado, nomeou também dois novos secretários de Estado, encarregados da Digitalização e do Turismo.

Estas alterações requerem ainda a aprovação do partido ecologista Os Verdes, com o qual o ÖVP governa desde janeiro de 2020.

Os 28 meses de governação decorridos até agora, marcados pelo combate à pandemia de covid-19, caracterizaram-se por uma instabilidade política invulgar no país, com 14 saídas e substituições de ministros, incluindo três chefes de Governo, três ministros da Saúde e dois das Finanças.

Leia Também: Demitem-se duas ministras austríacas e oposição pede eleições antecipadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório