Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Filipinos protestam contra resultados das eleições em Manila

Ferdinand Marcos Jr., que venceu as eleições, é filho do ditador que foi acusado não só de acumular milhares de milhões de dólares em riquezas ilícitas, como de cometer dezenas de milhares de abusos de direitos humanos durante seu governo autocrático.

Notícias ao Minuto

08:09 - 10/05/22 por Beatriz Maio

Mundo Filipinas

Os filipinos realizaram, esta terça-feira, um protesto contra a vitória eleitoral de Ferdinand Marcos Jr. à porta do prédio da Comissão de Eleições em Manila, nas Filipinas. Na galeria acima denota-se o descontentamento do povo perante os resultados, um dia após milhões terem ido às urnas. 

Ferdinand Marcos Jr. derrotou Leni Robredo e tornou-se o primeiro candidato a obter maioria nas eleições presidenciais das Filipinas, marcadas por vários incidentes de violência e inúmeras reclamações de máquinas de contagem de votos defeituosas.

Segundo a Reuters, o candidato obteve 96% de votos elegíveis na segunda-feira, contados não oficialmente, o que representa mais de 30 milhões de votos, o dobro de Robredo.

Marcos é filho do ditador Ferdinand Marcos Sr., que foi acusado de acumular milhares de milhões de dólares em riquezas ilícitas e de cometer dezenas de milhares de abusos de direitos humanos durante o seu governo autocrático. De recordar que a sua campanha extremamente popular baseou-se em grande parte na desinformação para devolver o nome da sua família ao poder.

Em 1986, Marcos exiliou-se no Havaí com a família durante uma revolta popular que resultou no fim do governo autocrático do pai que durou 20 anos e, desde o seu regresso, em 1991, marca presença no Congresso e no Senado das Filipinas.

Leia Também: Três seguranças mortos em ataque a uma assembleia de voto nas Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório