Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento avança com orçamento do Governo paralelo de Bashaga

O Parlamento líbio, localizado na cidade oriental de Tobruk, avançou esta segunda-feira, numa sessão à porta fechada, com um Orçamento de Estado para 2022 apresentado pelo executivo de Fathi Bashaga, rival do Governo de Acordo Nacional (GAN) da Líbia.

Parlamento avança com orçamento do Governo paralelo de Bashaga
Notícias ao Minuto

23:43 - 09/05/22 por Lusa

Mundo Líbia

O deputado Ziad Daghim alertou no domingo para "uma grande crise" na Câmara dos Representantes, que nomeou Bashaga como primeiro-ministro paralelo em fevereiro e aprovou a proposta orçamental esta segunda-feira sem o quórum de dois terços, ou seja, 120 deputados, necessários para a aprovação.

Segundo fontes citadas pelos 'media' locais, apenas 50 deputados compareceram na sessão que antecipou a proposta orçamental, elaborada pelo governo de Bashaga e que foi enviado à comissão de finanças, para ratificação.

Ziad Daghim manifestou "frustração e vergonha" e antecipou que alguns deputados estão "a considerar uma renuncia coletiva para terminar com o atual Parlamento".

O porta-voz do Parlamento, Abdullah Blihaq, explicou que a sessão foi suspensa até esta terça-feira, para discutir o que foi alcançado pela comissão encarregue das reuniões para o processo constitucional.

Uma comissão parlamentar e outra do Alto Conselho de Estado, contrárias à nomeação de Bashaga, vão retomar em 15 de maio, no Egito, sob o olhar atento da ONU, uma reforma constitucional que regule as próximas eleições, ainda sem data.

A Líbia confronta-se de novo com uma fratura política após Abdelhamid Dbeibah, líder do executivo de "união nacional", sediado em Tripoli, ter recusado ceder o poder e insistir na convocação de eleições legislativas para 30 de junho, e com um referendo constitucional anterior às presidenciais, ainda sem data marcada.

Bashaga, ex-ministro do Interior e também designado chefe de governo em 10 de fevereiro passado pela Câmara de Representantes, o Parlamento fixado no leste do país, considera que o mandato de Dbeibah já expirou, após ter decidido suspender as eleições previstas para dezembro de 2021 e apresentado um roteiro para a convocação de novos escrutínios num prazo de 14 meses.

A conselheira especial das Nações Unidas para a Líbia, Stephanie Williams, realizou esta segunda-feira um encontro em Trípoli com a ministra dos Negócios Estrangeiros do GAN, Najla al Mangoush, onde defendeu "eleições nacionais baseadas num quadro constitucional sólido e que seja possível, com a maior brevidade".

Leia Também: 246 migrantes foram resgatados ou intercetados ao largo da costa Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório