Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Von der Leyen fala em "progresso" com Hungria mas admite falta de acordo

A presidente da Comissão Europeia deslocou-se à Hungria para falar sobre as sanções à energia russa.

Von der Leyen fala em "progresso" com Hungria mas admite falta de acordo

A presidente da Comissão Europeia fez, esta segunda-feira, uma viagem rápida a Budapeste para se encontrar com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e, apesar de afirmar que foi feito "progresso", Ursula von der Leyen deixou de lado a confirmação de um acordo com a Hungria.

O governo húngaro tem sido intransigente no seu veto à proposta da Comissão Europeia de embargar as importações de petróleo russo, incluindo um possível pacote de sanções que permitira à Hungria e à Eslováquia abandonar apenas nos próximos anos a dependência da energia russa.

Através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia escreveu que a conversa com Órban foi "útil para clarificar as questões relacionadas com as sanções e a segurança energética".

Von der Leyen acrescentou ainda que irá reunir por videoconferência com os "atores regionais para fortalecer a cooperação regional na infraestrutura petrolífera".

Desde o início da guerra que a União Europeia tem aprovado uma série de pacotes de sanções com vista a reduzir a dependência energética nas importações provenientes da Rússia e, simultaneamente, impactar a economia russa. A Comissão já aprovou um embargo às importações de carvão e procura agora libertar-se do petróleo russo.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 3.300 mortos na população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que adverte que o número real de baixas poderá ser muito maior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelas tropas russas.

Leia Também: Von der Leyen na Hungria após rejeição a embargo de petróleo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório