Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 100 organizações assinam declaração contra golpe de Estado

Mais de uma centena de partidos, alianças e blocos políticos sudaneses assinaram hoje uma declaração pela restauração da democracia e contra o golpe de Estado de outubro de 2021.

Mais de 100 organizações assinam declaração contra golpe de Estado
Notícias ao Minuto

19:17 - 09/05/22 por Lusa

Mundo Sudão

A iniciativa ocorre quando falta um dia para o início de um "diálogo nacional", convocado para resolver a crise política no país.

O documento, denominado "Declaração Nacional de Apoio à Soberania e Transição Democrática", foi assinado em Cartum por 110 formações, com o objetivo de alcançar "consenso político através do diálogo" culminando na realização de eleições.

Entre os signatários estão os partidos de oposição mais importantes do Sudão, como Al Umma, o Partido Nacional, Construtores do Futuro ou o Partido Liberal, que foram convidados para participar no "diálogo nacional" convocado pela ONU e pela União Africana (UA) e que se inicia na terça-feira.

De acordo com o documento, ao qual a agência Efe teve acesso, as organizações subscritoras enfatizam a necessidade de estabelecer uma posição "unificada" para a estruturação de um Estado "estável", além de "uma transição democrática que restaure o poder nas mãos do povo" e culmina com a realização de "eleições livres e justas".

Além disso, concordam em "rejeitar a interferência estrangeira" e pressionar as autoridades competentes para a eleição de um primeiro-ministro e de um executivo que ponha fim ao "vazio constitucional" criado após o golpe de Estado.

No documento também se faz referência a que não se cometam os mesmos erros do passado, já que a transição democrática que começou após a queda do ditador Omar al-Bashir em 2019 foi "hesitante e fraca" e a Carta Magna elaborada então "estava cheia de lacunas".

A partir de terça-feira, e até 12 de maio, o "diálogo nacional" acontecerá no Sudão para procurar uma solução para a crise política causada pelo golpe de outubro.

Este diálogo será articulado em torno de um roteiro elaborado durante as consultas preliminares patrocinadas em primeiro lugar pela Missão de Apoio à Transição das Nações Unidas no Sudão (UNITAMS), em fevereiro, e em coordenação com a UA a partir de março.

Leia Também: Manifestantes exigem no Sudão justiça para vítimas de massacre de 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório