Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ONU. Conselho dos Direitos Humanos planeia reunião na Ucrânia

Reunião extraordinária marcada para quinta-feira irá discutir a crise humanitária em Mariupol.

ONU. Conselho dos Direitos Humanos planeia reunião na Ucrânia
Notícias ao Minuto

16:58 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas vai reunir na Ucrânia, avança, esta segunda-feira, a agência Reuters. Segundo contaram fontes da instituição, a reunião, a ter lugar na quinta-feira, irá ser marcada pela situação em Mariupol e a denúncia de milhares de mortos na cidade.

O pedido para a mudança de local foi feito pela Ucrânia, dada a destruição na cidade de Mariupol e as suspeitas de milhares de mortos, escondidos pelos russos durante a tomada da cidade.

De recordar que a cidade portuária ainda não caiu - os russos tomaram grande parte da área urbana e organizaram um desfile esta segunda-feira, para comemorar o Dia da Vitória, mas a resistência ucraniana continua a aguentar na siderúrgica de Azovstal.

Segundo a Reuters, os diplomatas vão pedir ao Conselho para criar uma resolução que dê mais dados e recursos à recentemente criada comissão de inquérito, que investigará crimes de guerra na Ucrânia.

O pedido da delegação ucraniana foi subscrito por, pelo menos, outros 55 países, nos quais se incluem a Alemanha, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Turquia.

Em abril, a Rússia foi suspensa do Conselho dos Direitos Humanos, mas optou por sair da organização antes da decisão entrar em vigor.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 3.300 mortos na população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que adverte que o número real de baixas poderá ser muito maior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelas tropas russas.

Leia Também: Tropas ucranianas só sairão de Mariupol como prisioneiros, diz Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório