Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Filipinas. Ferdinand Marcos Jr. perto de vitória expressiva nas eleições

Ferdinand Marcos Júnior, filho do antigo ditador com o mesmo nome, deverá obter uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais de hoje nas Filipinas, de acordo com uma primeira contagem não oficial de votos.

Filipinas. Ferdinand Marcos Jr. perto de vitória expressiva nas eleições
Notícias ao Minuto

15:25 - 09/05/22 por Lusa

Mundo Presidenciais

"Bongbong" Marcos, como é conhecido, obteve mais do dobro dos votos do seu principal adversário, a atual vice-presidente, Leni Robredo, segundo os meios de comunicação locais, citados pela agência francesa AFP.

Os resultados referem-se a quase metade das 70.000 mesas de voto do país, de acordo com a imprensa filipina, que cita a Comissão Eleitoral.

Nesta eleição de uma volta, um candidato só precisa de obter mais votos do que os seus rivais para vencer.

A confirmar-se a vitória, Marcos Jr., 64 anos, substituirá o controverso Rodrigo Duterte como Presidente das Filipinas por um único mandato de seis anos.

O pai do candidato, Ferdinand Marcos, foi deposto em 1986, após uma revolução popular pacífica que pôs fim a um regime corrupto e despótico de 21 anos.

O antigo Presidente das Filipinas morreu em 1989, no Havai.

Com uma população de mais de 111 milhões de pessoas, maioritariamente católicas, a antiga colónia espanhola das Filipinas é um arquipélago do Sudeste Asiático com mais de 7.000 ilhas e ilhéus.

Leia Também: Três seguranças mortos em ataque a uma assembleia de voto nas Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório