Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Governo catalão tem 15 dias para implementar aulas de castelhano

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha pediu ao Ministro da Educação catalão que "emitisse instruções e estabelecesse garantias de controlo" para que os estudantes do sistema educativo catalão recebessem 25% das horas de aula em castelhano.

Governo catalão tem 15 dias para implementar aulas de castelhano
Notícias ao Minuto

15:25 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) ordenou ao Ministério da Educação da Catalunha que implementasse - num prazo máximo de 15 dias - a decisão que exige que pelo menos 25% das horas de ensino sejam lecionadas em castelhano.

Segundo a Europa Press, o TSJC  exigiu ao Ministro da Educação, Josep Gonzàlez-Cambray, que "emitisse instruções e estabelecesse garantias de controlo" para que todos os estudantes do sistema educativo catalão recebessem pelo menos 25% das horas de aula em castelhano.

O tribunal tomou esta decisão no seguimento do pedido feito pela Assembleia de uma Escola Bilingue (AEB) para forçar a execução da sentença.

O tribunal abriu um período de tempo para alegações em resposta ao pedido feito pela Assembleia de uma Escola Bilingue da Catalunha, que considerou que a decisão não tinha sido cumprida. Nesse acórdão, o TSJC argumentou que a utilização do castelhano na maioria das escolas catalãs "é residual", em resposta a um recurso interposto pela Procuradoria do Estado quando o PP estava no poder.

A decisão obriga especificamente o governo catalão a "adotar as medidas necessárias para assegurar que todos os alunos recebam uma educação eficaz e imediata através da utilização normal das duas línguas oficiais".

Na sua decisão desta segunda-feira, o tribunal decidiu que é da responsabilidade do Governo garantir a utilização "normal" das duas línguas co-oficiais e lembrou que as percentagens não podem ser inferiores a 25 por cento.

Leia Também: Espanha. Detidos pais que prostituíram filha menor a homem de 78 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório