Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Emmanuel Macron sugere "comunidade política europeia" que inclua Kyiv

O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs hoje a construção de uma "comunidade política europeia" que incorpore países como a Ucrânia que partilhem os valores da União Europeia, mas ainda longe de uma rápida adesão que dificultaria a integração.

Emmanuel Macron sugere "comunidade política europeia" que inclua Kyiv
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A União Europeia, tendo em consideração o seu nível de integração, não pode ser a curto prazo a única forma de estruturar o continente europeu", sublinhou Macron num discurso perante o Parlamento Europeu durante um ato que assinalou a conclusão do trabalho em torno da Convenção para o futuro da Europa, iniciado há um ano por sua iniciativa.

Macron indicou que a Ucrânia "pela sua luta e a sua coragem já é membro de coração da nossa Europa, da nossa família", mas é necessário realismo e "todos sabemos que o processo de adesão [à UE] demorará vários anos, e na realidade várias décadas".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Emmanuel Macron comemora armistício da II Guerra Mundial em Paris

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório