Emmanuel Macron sugere "comunidade política europeia" que inclua Kyiv

O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs hoje a construção de uma "comunidade política europeia" que incorpore países como a Ucrânia que partilhem os valores da União Europeia, mas ainda longe de uma rápida adesão que dificultaria a integração.

De Putin a Macron, descubra os signos dos maiores líderes do mundo

© Shutterstock

Lusa
09/05/2022 14:47 ‧ 09/05/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"A União Europeia, tendo em consideração o seu nível de integração, não pode ser a curto prazo a única forma de estruturar o continente europeu", sublinhou Macron num discurso perante o Parlamento Europeu durante um ato que assinalou a conclusão do trabalho em torno da Convenção para o futuro da Europa, iniciado há um ano por sua iniciativa.

Macron indicou que a Ucrânia "pela sua luta e a sua coragem já é membro de coração da nossa Europa, da nossa família", mas é necessário realismo e "todos sabemos que o processo de adesão [à UE] demorará vários anos, e na realidade várias décadas".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Emmanuel Macron comemora armistício da II Guerra Mundial em Paris

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas