Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OMS doa 20 ambulâncias todo-o-terreno à Ucrânia

A organização já registou 200 ataques a instalações de saúde na Ucrânia.

OMS doa 20 ambulâncias todo-o-terreno à Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:39 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O Ministério da Saúde da Ucrânia afirmou, numa declaração a 8 de maio, citada pelo Kyiv Independente, que as ambulâncias enviadas pela Organização Mundial de Saúde são "capazes de operar mesmo nas áreas mais danificadas e inacessíveis", mesmo onde as estradas tenham sido destruídas.

A OMS também doou geradores e refrigeradores de sangue para hospitais ucranianos.

"Conheço o horror que as pessoas na Ucrânia experimentam e quero que a paz regresse", declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus numa mensagem publicada na rede social Twitter na noite de domingo.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, frisou este sábado, numa visita à capital da Ucrânia, Kyiv, que “apoia” o povo ucraniano, na sequência da invasão russa.

Na mesma conferência, o diretor de emergências da OMS, revelou que a organização já registou 200 ataques às instalações de saúde na Ucrânia e que a informação será entregue às entidades responsáveis para avaliar se foram, ou não, cometidos crimes de guerra na Ucrânia. 

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Reino Unido sugere que generais russos sejam julgados em tribunal militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório