Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Hamas ameaça com "resposta sem precedentes" contra Israel

O movimento islamita palestiniano Hamas, que governa Gaza, ameaçou hoje com uma "resposta sem precedentes" contra Israel, se este país retomar os assassinatos seletivos de líderes do grupo, como represália à onda de violência.

Hamas ameaça com "resposta sem precedentes" contra Israel
Notícias ao Minuto

22:08 - 07/05/22 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Depois da morte de três judeus ultraortodoxos na cidade de Elad, na quinta-feira, deputados de direita reclamaram ao Governo israelita ações mais fortes como assassinatos seletivos de líderes de "grupos terroristas", como aconteceu na Segunda Intifada.

Além dos deputados, também funcionários da área da segurança israelita pediram a cabeça de Yahya Sinwar, líder do Hamas em Gaza, um grupo considerado terrorista por Israel e pela União Europeia, enquanto outro líder, Ismail Haniye, vive exilado desde há anos no Catar.

"As cobardes ameaças de ocupação por parte de Israel e o possível assassinato de Yahya Sinwar e de outros líderes da resistência provocarão um terramoto em toda a região e uma resposta sem precedentes", assinalou hoje, em comunicado, Abu Obeida, porta-voz das Brigadas al Qasam, braço armado do Hamas.

O ataque em Elad, quando Israel comemorava o Dia da Independência, é o sexto no país desde finais de março, cometido por palestinianos ou árabes-israelitas, que deixaram um saldo de 18 mortos, a maioria perpetrados por atacantes individuais, não necessariamente vinculados a nenhuma milícia palestiniana.

Esta onda de violência tem vindo a acontecer ao longo de semanas marcadas por um aumento da tensão e confrontos na esplanada das mesquitas, em Jerusalém, um lugar considerado sagrado por judeus e por muçulmanos.

Leia Também: Israel procura palestinianos suspeitos de matar três pessoas em ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório