Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Tropas pró-russas dizem que mais 50 pessoas saíram de Azovstal

Informação foi avançada pela defesa territorial da autoproclamada República Popular de Donetsk.

Tropas pró-russas dizem que mais 50 pessoas saíram de Azovstal
Notícias ao Minuto

16:47 - 07/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

As tropas pró-russas revelaram que mais 50 pessoas saíram, este sábado, do complexo siderúrgico de Azovstal. Sublinhe-se que este é o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol e estima-se que cerca de dois mil militares e centenas de civis se tenham protegido ali dos bombardeamentos russos. 

“Hoje, 7 de maio, 50 pessoas foram retiradas do território da siderúrgica Azovstal em Mariupol”, lê-se numa nota da defesa territorial da autoproclamada República Popular de Donetsk, publicada no Telegram e citada pela agência de notícias Reuters. 

Na sexta-feira, a Rússia anunciou que dezenas de pessoas saíram do complexo siderúrgico, informação que viria a ser confirmada pela vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk.

Também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, referiu, na sua comunicação diária ao país, que mais de 40 civis - mulheres e crianças abandonaram Azovstal, graças à mediação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Em relação aos militares ainda no local, Zelensky diz que estão em curso conversações para “opções diplomáticas” e que “mediadores” e “Estados influentes” estão envolvidos.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: AO MINUTO: Museu destruído; Odessa "atingida por vários mísseis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório