Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cidadão croata que lutou ao lado dos ucranianos detido pela Rússia

Um cidadão croata que lutou ao lado das tropas ucranianas em Mariupol foi detido pelo exército russo, informou hoje a imprensa estatal da Croácia.

Cidadão croata que lutou ao lado dos ucranianos detido pela Rússia
Notícias ao Minuto

14:27 - 07/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Croácia também confirmou que "tem conhecimento de um cidadão croata detido" e disse que está a trabalhar com as autoridades ucranianas para resolver a situação, sem avançar mais detalhes devido ao caráter "sensível da situação"

A televisão estatal croata HRT informou que o cidadão tentou fugir de Mariupol com outros combatentes ucranianos, mas foi capturado pelos russos e também não deu mais detalhes sobre o ocorrido.

Outro 'media' croata, a televisão regional N1 disse que a detenção foi relatada pela primeira vez pela imprense russa.

O porto estratégico de Mariupol enfrentou semanas de bombardeio russo e os ataques intensificaram-se contra as tropas da resistência na siderúrgica da cidade.

As tropas russas pretendem conquistar Mariupol a tempo das comemorações do Dia da Vitória da Rússia na segunda-feira, para comemorar a derrota da Alemanha nazi em 1945.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório