Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EUA acreditam que Coreia do Norte poderá realizar teste nuclear este mês

Os Estados Unidos da América (EUA) acreditam que a Coreia do Norte poderá realizar "este mês" o seu primeiro teste nuclear desde 2017, declarou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

EUA acreditam que Coreia do Norte poderá realizar teste nuclear este mês
Notícias ao Minuto

20:30 - 06/05/22 por Lusa

Mundo Nuclear

Segundo as conclusões de Washington, Pyongyang "está a preparar o local de testes de Punggye-ri e poderá estar pronto para aí realizar um teste já este mês, que seria o seu sétimo teste" nuclear, explicou uma porta-voz da diplomacia norte-americana, Jalina Porter, à imprensa.

"Esta análise é consistente com as recentes declarações públicas feitas pela própria Coreia do Norte", acrescentou a porta-voz, assegurando que o Governo norte-americano a partilhou com os seus aliados e vai "prosseguir uma estreita coordenação com eles".

O regime do líder norte-coreano Kim Jong-un tinha parado em 2017 de disparar mísseis balísticos intercontinentais e de fazer testes nucleares, mas já quebrou parcialmente essa moratória ao disparar, no fim de março, um míssil intercontinental.

As imagens de satélite mostraram recentemente sinais de nova atividade num túnel do local de testes de Punggye-ri - que Pyongyang diz ter sido demolido em 2018, antes de uma cimeira histórica entre Kim Jong-un e o então Presidente dos EUA, Donald Trump, que assinalaria o início de uma fase de diálogo depois fracassada.

Joe Biden, o sucessor do multimilionário republicano, declarou-se disposto a retomar esse diálogo para discutir uma desnuclearização da Coreia do Norte, mas não obteve resposta desde a sua chegada à Casa Branca, em janeiro de 2021.

Pelo contrário, Pyongyang multiplicou desde o início deste ano os testes de armamento proibido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, "provocações" denunciadas pelos Estados Unidos.

A Coreia do Norte testou armas nucleares seis vezes desde 2006 e vangloriou-se em 2017 do êxito da mais recente e mais potente, uma bomba de hidrogénio com uma potência estimada de 250 quilotoneladas.

Leia Também: EUA sancionam serviço de moeda virtual usado pela Coreia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório