Meteorologia

  • 01 JULHO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 27º

Rússia desvaloriza avisos e garante que não usará armas nucleares

Tropas russas têm ameaçado mobilização de armas nucleares em zonas de fronteira com a NATO e com os países nórdicos.

Rússia desvaloriza avisos e garante que não usará armas nucleares
Notícias ao Minuto

11:23 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia garantiu que não usará armas nucleares na Ucrânia, apesar dos avisos da inteligência norte-americana sobre essa ser uma ameaça a ter em conta.

O porta-voz do ministério russo, Alexei Zaitsev, disse aos jornalistas, citado pela Reuters, que essa não é a intenção do Kremlin, na sua "operação militar especial".

No mês passado, o diretor da CIA, William Burns, avisou que os percalços e parcos avanços sentidos pelas tropas russas na Ucrânia obriga a que não seja possível "encarar com leviandade a ameaça de um potencial recurso a armas nucleares táticas ou armas nucleares de baixo rendimento".

Ao longo da guerra, a Rússia tem ameaçado mobilizar armas nucleares em regiões fronteiriças, nomeadamente no enclave de Kaliningrado, como resposta às sanções da União Europeia e às aproximações dos países nórdicos à NATO.

Em março, dois aviões que invadiram o espaço aéreo da Suécia carregavam armas nucleares. Na altura, fontes disseram à televisão sueca TV4News que os russos não fizeram questão de esconder as armas nucleares a bordo, afirmando que a ação de as carregar "foi algo que os pilotos russos mostraram claramente".

Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 3.200 mortos entre a população civil. No entanto, a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.

Leia Também: Rússia diz que ataque nuclear russo pode surgir "apenas em retaliação"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório