Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Biden nomeia Karine Jean-Pierre como nova porta-voz da Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou hoje Karine Jean-Pierre como nova porta-voz da Casa Branca, a primeira mulher negra e homossexual a assumir o cargo, substituindo Jen Psaki que se despede em 13 de maio.

Biden nomeia Karine Jean-Pierre como nova porta-voz da Casa Branca
Notícias ao Minuto

06:33 - 06/05/22 por Lusa

Mundo EUA

"Karine não traz apenas experiência, o talento e a integridade necessários para este trabalho difícil, mas vai continuar a liderar a comunicação sobre o trabalho do governo Biden-Harris em nome do povo americano", disse Joe Biden, citado em comunicado, elogiando a ex-vice-porta-voz da sua Administração.

Jen Psaki, que deixa a Casa Branca na próxima semana, elogiou a sua sucessora, observando o significado da nomeação histórica.

"A representação importa e ela vai dar voz a muitos [cidadãos], mas também fará com que muitos sonhem em grande com o que realmente é possível", disse Jen Psaki.

A porta-voz cessante indicou ainda que o chefe de Estado norte-americano nomeou Karine Jean-Pierre hoje na Sala Oval, na Casa Branca, em Washington.

Antes de ingressar na campanha presidencial de Joe Biden, a porta-voz recém-nomeada foi diretora de relações públicas do grupo progressista MoveOn.org e ex-analista política das redes de televisão NBC e MSNBC.

Karine Jean-Pierre também trabalhou em assuntos políticos na Administração Obama e na sua campanha de reeleição (2009-2017).

A porta-voz da Casa Branca é responsável por realizar 'briefings' diários com a imprensa e liderar um departamento de mais de uma dúzia de funcionários que ajudam a responder às perguntas dos jornalistas.

Quando assumiu o cargo, Jen Psaki, que tem dois filhos menores, disse publicamente que pretendia permanecer no cargo cerca de um ano. Segundo a agência de notícias AP, é esperado que se junte à MSNBC ainda em 2022.

Joe Biden afirmou que Jen Paski "estabeleceu o padrão para devolver decência, respeito e decoro à sala de reuniões da Casa Branca".

"Quero agradecer à Jen por elevar o nível, comunicar direta e honestamente com o povo americanos e manter o seu senso de humor. Agradeço à Jen pelo seu serviço ao país e desejo-lhe o melhor", disse o Presidente dos Estados Unidos.

O chefe de Estado nomeou ainda a democrata Anita Dunn como sua conselheira sénior, depois de ter trabalhado na Administração Biden no ano passado durante alguns meses.

Anita Dunn é sócia da consultoria democrata SKDK e foi consultora sénior da campanha de Joe Biden em 2020 e anteriormente estrategista-chefe e diretora de comunicações do antigo presidente Barack Obama.

A Casa Branca disse que está a regressar para "ajudar a avançar na política e nos objetivos de comunicação do presidente".

Leia Também: A Ucrânia "venceu a batalha em Kyiv", dizem os EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório