Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Gana pede mais cooperação militar na África Ocidental contra terrorismo

O ministro da Defesa do Gana pediu hoje aos chefes de Estado-Maior dos países da África Ocidental uma maior cooperação militar contra os grupos extremistas islâmicos, que em três anos fizeram 5.300 ataques e 16.000 mortos na região.

Gana pede mais cooperação militar na África Ocidental contra terrorismo
Notícias ao Minuto

19:39 - 05/05/22 por Lusa

Mundo Gana

"Enquanto profissionais, devemos enterrar as nossas diferenças impostas pelas nossas nacionalidades, as nossas culturas (...) e avançar com uma maior colaboração", disse Dominic Nitiwul numa "reunião extraordinária" dos chefes de Estado-Maior dos países da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que começou hoje em Acra.

Na sua intervenção na reunião, que termina sexta-feira, Nitiwul disse que, em três anos, a região sofreu mais de 5.300 ataques imputados aos extremistas islâmicos, que fizeram cerca de 16.000 mortos e numerosos deslocados.

Só entre janeiro e março, ocorreram mais de 840 ataques, sublinhou.

O ministro apelou a uma maior partilha de informações para melhor vigiar os grupos 'jihadistas'.

O Mali, o Burkina Faso e o Níger enfrentam insurreições de extremistas islâmicos e os países vizinhos, como o Gana, o Benim e a Costa do Marfim temem que o problema se infiltre pelas suas fronteiras.

Embora tenha suspendido o Mali, o Burquina Faso e a Guiné-Conacri na sequência dos golpes de Estado nesses países, a CEDEAO autorizou agora a participação de representantes dos três Estados na reunião de hoje, segundo Nitiwul devido à urgência do assunto.

Leia Também: Covid-19. Gana vacina porta a porta para vencer ceticismo generalizado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório