Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Somália marca as esperadas eleições presidenciais para 15 de maio

A Somália realizará eleições presidenciais em 15 de maio, mais de um ano após o mandato do atual chefe de Estado, Mohammed Abdullahi Mohammed Farmaajo, ter expirado e após uma prolongada crise política, anunciaram hoje as autoridades.

Somália marca as esperadas eleições presidenciais para 15 de maio
Notícias ao Minuto

16:45 - 05/05/22 por Lusa

Mundo Somália

A Comissão Parlamentar Mista para as Eleições Presidenciais, composta por 17 legisladores de ambas as casas do parlamento da Somália, anunciou a data, que cai dois dias antes do prazo fixado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o país do Corno de África continue a receber o seu apoio orçamental.

Estas eleições, há muito esperadas, são finalmente possíveis após a conclusão das eleições parlamentares em meados de abril e os oradores, tanto da Casa dos Povos (câmara baixa), como do Senado, foram escolhidos na semana passada.

Este foi um marco essencial para a realização de eleições presidenciais - para as quais concorrem cerca de 20 candidatos - que foram adiadas desde 2021, em várias ocasiões, devido a disputas políticas, desacordos entre clãs e alegações de irregularidades, apesar do mandato de Farmaajo ter expirado em fevereiro desse ano.

Os 54 senadores da câmara alta e 275 deputados da câmara baixa devem eleger o chefe de Estado, de acordo com a lei somali.

O adiamento sistemático das eleições é uma distração dos problemas que o país enfrenta, tais como a luta contra o grupo terrorista Al-Shabab, que controla as zonas rurais do centro e do sul e que quer estabelecer um estado islâmico Wahhabi (ultraconservador).

A Somália tem estado numa situação de conflito e caos desde que o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado em 1991, deixando o país sem um governo eficaz e nas mãos de senhores da guerra e milícias islâmicas.

Leia Também: Sobe para 38 número de mortos em atentado no sul da Somália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório