Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Estado da Califórnia prepara quadro regulatório para os ativos digitais

A Califórnia, que se fosse um país seria a quinta maior economia do mundo, tornou-se na quarta-feira o primeiro Estado dos EUA a examinar a adoção da moeda digital e inovações relacionadas.

Estado da Califórnia prepara quadro regulatório para os ativos digitais
Notícias ao Minuto

06:23 - 05/05/22 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O governador Gavin Newsom assinou uma ordem executiva para as agências estaduais se articularem com o governo federal de forma a regularem o uso das moedas digitais.

Também apelou aos dirigentes para explorarem a incorporação do código de computação da cadeia de blocos ('blockchain') nas operações governamentais no Estado onde nasceu muita da inovação mundial tecnológica.

A tecnologia em evolução da 'blockchain' e da tecnologia das moedas digitais "é potencialmente um criador explosivo de novas empresas, novos empregos e novas oportunidades", disse Dee Dee Myers, uma conselheira sénior de Newsom e diretor do Departamento do Governador para o Desenvolvimento Económico e Empresarial.

"Portanto, existem uma série de oportunidades", disse, acrescentando que "existem também uma série de desconhecidos na indústria, o que é oura razão para nos envolvermos logo no princípio".

Na sua ordem, Newsom afirmou que o Estado -- onde está Silicon Valley e inovadores financeiros como PayPal e Square --- deve estar na vanguarda da conceção da adaptação às novas tecnologias.

Acrescentou também que a sua ordem é um primeiro passo para "estabelecer um ambiente empresarial e regulatório compreensivo, pensado e harmonizado para os ativos digitais".

As moedas digitais explodiram em popularidade nos EUA nos últimos anos. Cerca e 16% dos adultos investem, comercializam ou usam moedas digitais, percentagem que é muito maior entre os homens jovens.

O presidente Joe Biden já tinha emitido uma ordem executiva em que instruía a Reserva Federal para considerar se deveria criar a sua própria moeda digital.

Leia Também: Montepio reconhece violação de normas, mas nega infração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório