Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

246 migrantes foram resgatados ou intercetados ao largo da costa Líbia

Um total de 246 migrantes de diferentes nacionalidades foram resgatados ou intercetados ao largo da costa líbia na última semana e devolvidos àquele país do Norte de África, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

246 migrantes foram resgatados ou intercetados ao largo da costa Líbia
Notícias ao Minuto

22:47 - 04/05/22 por Lusa

Mundo Líbia

As autoridades líbias intercetaram hoje uma embarcação precária que abandonava a cidade de Sebrata e apreenderam "litros de gasolina, um gerador elétrico e outros equipamentos" do barco, assim como outras ferramentas e materiais utilizadas para realizar a operação.

Paralelamente, a Amnistia Internacional (AI) alertou hoje para a falta de segurança para migrantes e refugiados na Líbia e pediu uma investigação contra os responsáveis da milícia "Autoridade de Apoio à Estabilidade", criada pelo Governo em 2021, pelo seu envolvimento em desaparecimentos, homicídios e tortura.

A Líbia é um país de trânsito para milhares de migrantes que fogem da guerra e da pobreza na África e no Médio Oriente Médio, utilizando a costa líbia como rota marítima para chegar à Europa.

Segundo dados da OIM relativos ao ano passado, 32.425 pessoas, incluindo 1.309 menores, foram resgatadas ou intercetadas, e 655 pessoas morreram e outras 897 desapareceram a caminho da Europa, vindos da Líbia e da Tunísia.

A Amnistia Internacional publicou um relatório documentando execuções simuladas, privação de alimentos, espancamentos, choques elétricos, violência sexual no centro de detenção Al Mayah, sob o controlo da Autoridade de Apoio à Estabilidade, após migrantes terem sido intercetados no mar na tentativa de chegar à costa europeia.

Leia Também: Amnistia exige que Líbia investigue milícia por maus tratos a migrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório