Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Índia. Número de mortes por Covid poderá ser 8 vezes maior ao divulgado

Os dados foram divulgados pelo governo indiano antes do previsto, o que poderá levar a que difiram da informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ser publicada na próxima quinta-feira.

Índia. Número de mortes por Covid poderá ser 8 vezes maior ao divulgado
Notícias ao Minuto

08:28 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A Índia registou aproximadamente mais 475 mil mortes em 2020 do que no ano anterior, segundo dados divulgados, na terça-feira, pelo governo, meses antes do previsto. Contudo, esta informação não se assemelha aos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que está ainda a rever as suas estimativas, de forma a tornar público o resultado na quinta-feira.

De acordo com a Reuters, há especialistas que estimam que o número real de mortes por coronavírus na Índia é de, pelo menos, quatro milhões, o que corresponde a oito vezes o número oficial.

Vinod Kumar Paul, um alto funcionário de saúde que ajudou a combater a pandemia na Índia, explicou que não existe nada de "dramático" nos dados totais de mortes referentes a 2020 e que são "números absolutos, corretos e confirmados", apontando para 8,1 milhões de vítimas mortais totais na Índia em 2020, número revelado pelo Office of the Registrar General, com cerca de três meses de antecedência.

"Temos dados reais de 2020, não há necessidade de fazer qualquer estudo agora, teremos dados reais e robustos para 2021 também. Previsões podem levar a um exagero e uma estimativa absurda", comentou na TV estatal indiana.

A Índia registou oficialmente 148.738 mortes provocadas por coronavírus em 2020, contudo a contagem aponta agora para 523.889, sendo que mais de 43 milhões de infeções serão acumuladas. Apenas os Estados Unidos e o Brasil contabilizaram mais mortes do que a Índia. Já a nível mundial, há o registo de apenas 1,83 milhões de mortes por Covid-19 em 2020, porém a OMS estima, pelo menos, 3 milhões de vítimas mortais nesse ano.

Após os dados agora divulgados, apenas os Estados Unidos e o Brasil contabilizaram mais mortes do que a Índia. De referir que o governo indiano esclareceu não concordar com a metodologia da OMS, embora os cientistas que trabalham nas estimativas mais recentes a tenham defendido.

Leia Também: Homem acusado de usar empréstimos da Covid-19 para financiar ISIS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório