Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Há oligarcas russos contra o Kremlin? Sim, mas "estão todos com medo"

Quem o disse foi Oleg Tinkov, um empresário russo que já criticou o regime de Putin e que está agora escondido.

Há oligarcas russos contra o Kremlin? Sim, mas "estão todos com medo"
Notícias ao Minuto

10:26 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O empresário russo Oleg Tinkov voltou a criticar o regime russo, depois de, em abril, considerar que não haverá "nenhum beneficiário nesta guerra louca"

"Apercebi-me de que a Rússia, como país, já não existe", disse Tinkov, que é o fundador de um dos maiores bancos digitais a nível global. Apesar de reconhecer que já sabia que o "regime de Putin era mau",  o homem, de 54 anos, admitiu que "não tinha ideia" de que as ações do Kremlin poderiam chegar a esta "escala catastrófica".  

Na entrevista que deu este domingo à publicação norte-americana New York Times, Tinkov contou que muitos empresários eram da mesma opinião que ele. "Mas estão todos com medo", confessou.

O empresário disse ainda que nos últimos dias contratou seguranças, depois de amigos russos lhe terem dito que devia temer pela sua vida.

O empresário é um dos poucos russos que criticou o Kremlin publicamente, tendo escrito no Instagram que 90% dos russos eram "contra a guerra" e que o exército russo era "um exército de merda". "Como é que exército pode ser bom, se tudo o resto no país está mergulhado em nepotismo e subserviência?", questionou-se, na altura.

As tropas russas invadiram a Ucrânia a 24 de fevereiro, numa ofensiva a que Vladimir Putin chamou de "operação militar especial". Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos três mil civis já morreram devido à invasão, no entanto, entidade alerta para a possibilidade de estes números serem mais elevados.

Segundo a ONU, mais de 5,5 milhões de pessoas fugiram do país. A invasão tem vindo a ser condenada pela comunidade internacional, tendo muitos países aplicado sanções a oligarcas e empresas russas.

Leia Também: Rússia toma decisão de abandonar a Estação Espacial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório