Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Zelensky saúda "dois dias de verdadeiro" cessar-fogo

Operação de retirada de civis de Azovstal foi suspensa.

Zelensky saúda "dois dias de verdadeiro" cessar-fogo
Notícias ao Minuto

21:19 - 01/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou, este domingo, num novo discurso, “dois dias de verdadeiro cessar-fogo” pela “primeira vez” desde o início da invasão russa à Ucrânia. 

“Hoje finalmente conseguimos iniciar a evacuação de pessoas de Azovstal”, começou por dizer o chefe de Estado da Ucrânia, no seu habitual discurso diário, referindo-se à retirada de civis da fábrica Azovstal, o último reduto ucraniano em Mariupol.

“Depois de muitas semanas de negociações, depois de muitas tentativas, diferentes reuniões, pessoas, convocações, países, propostas. Finalmente! Não houve um único dia em que não tentássemos encontrar uma solução que salvasse o nosso povo”, sublinhou.

Após destacar que foram retirados da fábrica mais de cem civis – mulheres e crianças primeiramente – Zelensky disse esperar que estes cheguem a “Zaporizhzhia amanhã de manhã”. “Espero que isso não falhe”, disse.

A retirada de civis de Azovstal foi suspensa e deverá ser retomada segunda-feira de manhã, às 08h00 (06h00 em Portugal continental). 

“Espero que amanhã estejam reunidas todas as condições necessárias para continuar a evacuação das pessoas de Mariupol. Planeamos começar às 8h”, revelou ainda.

Recorde-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Cerca de 100 civis retirados de Azovstal. Muitos já estão em porto seguro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório