Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Kuleba pede armas a Portugal e revela quanto custará reconstruir Ucrânia

País precisará de "centenas de milhares de milhões de dólares" para se reerguer, relatou o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros.

Kuleba pede armas a Portugal e revela quanto custará reconstruir Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:18 - 01/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, deu uma entrevista à SIC Notícias, há cerca de três dias, e que foi transmitida este domingo, onde reforçou o pedido de mais armas para combater os invasores que se encontram no país há 67 dias. 

Kuleba abordou ainda a ida do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, agradecendo o "esforço por encontrar soluções", nomeadamente no que diz respeito a Mariupol. "A Rússia quer matá-los a todos", afirmou o ministro. 

Nuno Rogeiro, jornalista e comentador da SIC, questionou Kuleba sobre o que pensa que será diferente, uma vez que a Rússia alega que nada se passa em Azovstal. 

Kuleba sublinhou de imediato: "A Rússia mente quando diz que nada se passa em Azovstal. Azovstal está a ser bombardeada todos os dias e morrem soldados e civis. Conseguiram refugiar-se na fábrica de Azovstal. Devem compreender que Azovstal não é apenas um edifício, é uma cidade dentro de uma cidade e a Rússia continua a atacá-la, querem destruir este último reduto da resistência ucraniana em Mariupol". 

O ministro continuou, afirmando que tentaram tudo para chegarem a um acordo e, daí, a importância da ida de António Guterres a Kyiv. 

Reconstruir a Ucrânia? "Centenas de milhares de milhões de dólares"

Sobre o custo de reconstrução da Ucrânia, Dmytro Kuleba afirmou que estamos a falar de "centenas de milhares de milhões de dólares". "Conseguimos manter o país a funcionar. Tudo funciona, supermercados funcionam, bancos funcionam, telemóveis funcionam. Isto teve um custo. Foi preciso muito esforço para manter o país à tona", começa por explicar o ministro explicando que a Rússia continua a destruir sistematicamente a economia ucraniana. 

O que Portugal pode fazer?

Quanto a Portugal, o ministro ucraniano pede que continue a apoiar a Ucrânia, nomeadamente nas Nações Unidas, na aprovação de resoluções relacionadas com a ofensiva russa.

O ministro salientou ainda a importância do país manter o apoio no reforço de sanções à Rússia e "o mais importante" é "fornecer à Ucrânia todo o armamento necessário". "Partilhámos com Portugal a lista do que precisamos que inclui, entre outras coisas, blindados, mísseis antinavios e veículos de combate", aponta. 

A Ucrânia vive hoje o 67.º dia de guerra. Ontem, sábado, foram retirados de Mariupol 46 civis e este domingo espera-se que as evacuações continuem a ocorrer. 

Leia Também: Kuleba critica PCP. "Depois de Bucha, como podem chamar-nos extremistas?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório