Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Manifestantes exigem no Sudão justiça para vítimas de massacre de 2019

Centenas de manifestantes saíram às ruas no sábado em Cartum, capital do Sudão, e em diferentes partes do país, para exigir justiça para as vítimas do massacre de 3 de junho de 2019.

Manifestantes exigem no Sudão justiça para vítimas de massacre de 2019
Notícias ao Minuto

06:09 - 01/05/22 por Lusa

Mundo Sudão

Segundo a agência estatal de notícias sudanesa SUNA, o protesto aconteceu em resposta a apelos dos comités de resistência, que têm liderado uma série de manifestações, há quase seis meses, contra o chefe militar do Sudão, o tenente-general Abdel-fattah al-Burhan.

Os manifestantes reuniram-se de manhã nas principais ruas e praças do país, carregando fotografias das vítimas do massacre de 2019, assim como slogans denunciando a demora na justiça, avançou a televisão britânica Sky News.

Segundo testemunhas, a polícia dispersou a multidão com gás lacrimogéneo na cidade de Omdurman, no centro do país, enquanto os manifestantes também tomaram as ruas na área de Al Kalalat, a sul de Cartum, e em Bahri, a norte da capital, referiu o jornal Sudan Ajbar.

Em 3 de junho de 2019, as forças do Conselho Militar de Transição usaram armas de fogo e gás lacrimogéneo para dispersar um protesto em Cartum, matando mais de cem pessoas.

Na quinta-feira, a organização Human Rights Watch (HRW) acusou as forças de segurança sudanesas de "maltratar" manifestantes com detenções, despindo as crianças detidas e ameaçando as mulheres com violência sexual, como "repressão" contra a oposição ao golpe militar de outubro.

Em 25 de outubro, al-Burhan, liderou um golpe militar contra o Governo de transição do Sudão e declarou o estado de emergência.

A 26 de dezembro, emitiu uma ordem de emergência concedendo imunidade às forças de segurança e devolveu poderes de prisão ao Serviço Geral de Informações, que tem um historial de abusos graves, disse a HRW.

No início de janeiro, o primeiro-ministro Abdullah Hamdok, que tinha voltado ao cargo em novembro após um acordo assinado perante pressão internacional, renunciou em protesto contra a repressão das manifestações, levando al-Burhan a anunciar um governo interino.

O chefe militar salientou em fevereiro que só entregaria o poder a um governo eleito ou a uma autoridade resultante de um "consenso nacional".

Leia Também: Confrontos tribais no Darfur causam a morte a 24 crianças e nove mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório