Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia denuncia novo ataque a posto fronteiriço em Kursk

Um posto fronteiriço na região de Kursk, sudoeste da Rússia, foi hoje alvo de novos ataques com morteiros a partir de território ucraniano, disseram as autoridades russas, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.

Rússia denuncia novo ataque a posto fronteiriço em Kursk
Notícias ao Minuto

17:45 - 30/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O governador de Kursk, Román Starovoit, assinalou na sua conta de Telegram que, cerca das 13:30 (hora de Lisboa), "foram lançados vários morteiros desde território ucraniano contra o posto fronteiriço de Krupets".

O ataque foi repelido pelos guardas fronteiriços e pelo exército russo, adiantaram as mesmas fontes.

Não houve vítimas ou danos materiais a registar, acrescentou o governador local.

Nos últimos dias, Román Sarovoit denunciou a ocorrência de vários ataques alegadamente cometidos pela Ucrânia contra postos fronteiriços na região.

A região de Kursk faz fronteira com a região ucraniana de Sumy, palco de intensos combates.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Guterres rejeita que ataque russo a Kyiv durante visita seja sinal à ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório