Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia continua com problemas táticos no terreno, diz Reino Unido

A Rússia continua com problemas de coordenação tática na Ucrânia e o seu apoio aéreo é inconsistente, segundo informações divulgadas hoje pelos serviços secretos do Reino Unido.

Rússia continua com problemas táticos no terreno, diz Reino Unido
Notícias ao Minuto

10:25 - 30/04/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia espera retificar os problemas que têm limitado a sua invasão ao concentrar geograficamente o poder de combate, encurtando as linhas de abastecimento e simplificando o comando e o controlo, é acrescentado num relatório fornecido pelo Ministério da Defesa britânico.

A Rússia viu-se obrigada a fundir unidades que não conseguiram progredir no noroeste da Ucrânia, acrescenta a informação, observando que muitas dessas unidades podem estar moralmente debilitadas.

Os problemas de coordenação tática deixaram a Rússia incapaz de aproveitar completamente a sua capacidade de combate, apesar de algumas melhorias localizadas, enfatiza o relatório.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Porta-voz do Pentágono diz que comportamento de Putin é "depravado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório