Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Governo etíope desmente retirada dos rebeldes tigreanos da região de Afar

O governo etíope classificou hoje de "mentira" a retirada anunciada pelos rebeldes tigreanos de toda a região vizinha de Afar e acusou-os de "dificultar" a entrega de ajuda humanitária.

Governo etíope desmente retirada dos rebeldes tigreanos da região de Afar
Notícias ao Minuto

15:34 - 29/04/22 por Lusa

Mundo Etiópia

A Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF), que tem estado em guerra com o governo federal etíope desde novembro de 2020, anunciou nos últimos dias que se retirou de todas as áreas que ocupou durante nove meses em Afar.

A TPLF "está a tentar enganar a comunidade internacional, afirmando ter-se retirado" de Afar, disse o porta-voz do governo etíope Legesse Tulu, numa conferência de imprensa realizada hoje

"Embora se tenha retirado de algumas áreas fronteiriças de Amhara (outra região vizinha de Tigray) e Afar, apreendeu (adicionais) áreas geográficas chave e continua a ocupar outras áreas", disse.

Numa outra conferência de imprensa, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope, Dina Mufti, culpou os "meios de comunicação internacionais por fazerem eco, sem verificação, das mentiras" da TPLF, anunciando a sua retirada total de Afar.

"A verdade é que as forças da TPLF se retiraram de algumas áreas, tais como Eribti, Berehale e a cidade de Abala, enquanto continuam a controlar as áreas em redor de Abala ligadas ao corredor humanitário", através das quais a ajuda flui para Tigray, bem como de outros distritos em Afar e Amhara, disse.

O conflito em Tigray começou em novembro de 2020 quando o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, enviou o exército federal para desalojar a TPLF, o partido que governou a região e que ele acusou de atacar bases militares.

Leia Também: Etiópia: Rebeldes do Tigray anunciam retirada de região de Afar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório