Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Geólogo britânico enfrenta pena de morte por trazer cacos do Iraque

O homem de 66 anos recolheu os pedaços de cerâmica durante uma visita a um local histórico, mas ter-lhe-ão assegurado que não eram valiosos.

Geólogo britânico enfrenta pena de morte por trazer cacos do Iraque

Jim Fitton, um geólogo britânico já reformado, enfrenta pena de morte no Iraque, após ter sido detido no aeroporto de Bagdade a 20 de março, juntamente com um colega de nacionalidade alemã, por causa de 12 pedaços de cerâmica partida encontrados na sua bagagem. Fitton será julgado em maio e enfrenta acusações de tentativa de contrabando de artefactos. 

Segundo a família do geólogo, citada pela imprensa britânica, o homem de 66 anos recolheu os pedaços de cerâmica durante uma visita a um local histórico, mas ter-lhe-ão assegurado que não eram valiosos.

“Durante uma excursão, o nosso pai visitou locais históricos no Iraque, onde o seu grupo de turistas encontrou fragmentos de pedras e cacos de cerâmica no chão. Estes fragmentos estavam ao ar livre, desprotegidos e sem qualquer sinal de aviso contra a recolha”, começaram por afirmar os filhos do detido, numa petição online.

A petição acrescenta que “os guias turísticos também recolheram os cacos como lembranças” do local em Eridu, no sul do Iraque, e que “foi dito aos membros do circuito” que “os fragmentos quebrados não tinham valor económico ou histórico”. 

Na petição, dirigida ao governo britânico, a família frisou: “Temos dias para o salvar antes da sentença e precisamos que o Ministério dos Negócios Estrangeiros ajude, intervindo agora no seu caso”. 

Já num comunicado, o genro de Jim Fitton conta que o sogro “trazia frequentemente para casa pequenas lembranças das duas viagens para recordar a viagem e partilhar as suas experiências”, mas agora “enfrenta uma potencial sentença de morte ao abrigo do artigo 41 da lei de artefactos iraquiana”. 

A deputada liberal britânica, Wera Hobhouse, descreveu o caso como “profundamente preocupante” e exortou o governo britânico a intervir, acrescentando que comunicou o caso ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e que esteve em contacto com a embaixada. “Mas, até agora a resposta tem sido dececionante”, disse ao jornal britânico The Independent. 

Leia Também: Turquia afirma ter "neutralizado" 57 rebeldes curdos no norte do Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório