Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-PR Hollande alerta para "desaparecimento" do Partido Socialista

Paris, 28 abr 2022 (Lusa) -- O ex-presidente francês François Hollande alertou hoje para o risco de "um desaparecimento" do Partido Socialista (PS) em França, caso chegue a um acordo com a esquerda radical que o levaria a desaparecer nas eleições legislativas de junho.

Ex-PR Hollande alerta para "desaparecimento" do Partido Socialista
Notícias ao Minuto

15:45 - 28/04/22 por Lusa

Mundo França

"Não é uma discussão que está em jogo, é um desaparecimento. Discutir é necessário, desaparecer é impossível", disse Hollande à rádio pública franceinfo, no dia seguinte às primeiras negociações entre o PS e a França Insubmissa (LFI, esquerda radical).

O LFI está também em discussões com o Europa Ecologista -- Os Verdes (EELV) e o Partido Comunista com vista às eleições de 12 e 19 de junho.

Seria "um desafio à própria história do socialismo, do (ex-presidente) François Miterrand e aos seus compromissos europeus, o (ex-primeiro-ministro) Lionel Jospin e à sua credibilidade económica e avanços sociais", acrescentou Hollande.

O antigo presidente socialista manifestou o desejo de ver este possível acordo "revisto ou adiado para que o Partido Socialista possa, com os seus parceiros ecologistas e comunistas, começar a encarar uma outra união".

"Penso que este acordo não será aceite precisamente porque é inaceitável", com, "pela primeira vez na história da esquerda, o desaparecimento de qualquer candidato socialista em dois terços ou em três quartos dos departamentos", salientou.

Para Hollande, "no atual estado das negociações", o "próximo governo" - se fosse conduzido pela LFI - "seria levado a questionar os tratados europeus, a desobedecer-lhes, a abandonar a NATO, a deixar de ajudar os ucranianos fornecendo-lhes equipamento militar", e baixaria a idade da reforma para os 60 anos quando "todos sabem que é financeiramente impossível", denunciou.

Hollande, que liderou o partido entre 1997 e 2008, reconheceu que tem "necessariamente uma quota-parte de responsabilidade" no atual estado do PS, mas lamentou que "nos últimos cinco anos" o partido não tenha empreendido "trabalho programático".

Leia Também: Emmanuel Macron procura primeiro-ministro de cariz "social e ambiental"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório