Troca de prisioneiros com Rússia obrigou a "decisões difíceis", dizem EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que a troca de prisioneiros com Moscovo foi resultado de "decisões difíceis" para obter a libertação de um norte-americano preso na Rússia.

U.S. President Joe Biden speaks during a State of the Union address at the U.S. Capitol in Washington, D.C., U.S., on Tuesday, March 1, 2022. Biden's first State of the Union address comes against the backdrop of Russia's invasion of Ukraine and the subse

© Getty Images

Lusa
27/04/2022 14:24 ‧ 27/04/2022 por Lusa

Mundo

Rússia/EUA

Hoje, Moscovo e Washington trocaram prisioneiros, após longo processo de negociações: o estudante e ex-fuzileiro norte-americano Trevor Reed, condenado na Rússia a nove anos de prisão, foi trocado pelo piloto russo Konstantin Yaroshenko, condenado nos EUA a 20 anos de prisão

"As negociações que trouxeram Trevor para casa exigiram decisões difíceis que não tomo levianamente. O seu regresso seguro é uma prova da prioridade que o meu Governo dá a trazer para casa americanos feitos prisioneiros e detidos injustamente no estrangeiro", disse Biden, num comunicado.

"Como resultado de um longo processo de negociações (...) ocorreu a troca do cidadão americano Trevor Reed, condenado na Rússia, e do cidadão russo Konstantin Yaroshenko, condenado em 2010 por um tribunal americano a 20 anos de prisão", informou igualmente o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

O estudante norte-americano Trevor Reed foi condenado na Rússia, em 2020, por agredir polícias embriagados e por ter resistido à detenção.

Yaroshenko foi detido em maio de 2010 por agentes da brigada anti-droga, em Monróvia, capital da Libéria, tendo sido transferido para Nova Iorque no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de narcotráfico, ação que a Rússia classificou como "sequestro".

Mais tarde, o piloto russo foi condenado a 20 anos de prisão por participar em tráfico de droga entre a América Latina e África e, desde esse continente, para os EUA e para a Europa.

Leia Também: Rússia e EUA trocaram estudante norte-americano e piloto russo capturados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas