Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia afirma ter "neutralizado" 57 rebeldes curdos no norte do Iraque

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, anunciou hoje que o Exército turco "neutralizou" 57 rebeldes curdos numa operação militar em curso no norte do Iraque.

Turquia afirma ter "neutralizado" 57 rebeldes curdos no norte do Iraque
Notícias ao Minuto

10:08 - 27/04/22 por Lusa

Mundo Turquia

As autoridades turcas usam o termo "neutralizados" para os combatentes mortos, feridos ou capturados durante operações militares.

Na sexta-feira, as autoridades turcas tinham anunciado a "neutralização de 42 guerrilheiros" curdos.

Citado pelo portal oficial do Ministério da Defesa turco, após uma reunião entre aliados da NATO realizada na base aérea dos Estados Unidos, em Ramstein (Alemanha), Akar disse que a operação continua "com grande sucesso".

"Abrigos de terroristas, 'bunkers', covis e cavernas estão a ser dominados um a um. Cinquenta e sete terroristas foram neutralizados", disse o ministro, acrescentando que três militares turcos foram mortos em missão na terça-feira.

Com estes três soldados, o número de militares turcos que morreram desde o início da operação no Iraque, a 18 de abril, subiu para oito.

O Governo iraquiano protestou fortemente contra a operação turca e pediu a Ancara que retire todas as tropas do seu território.

O ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) - que lançou a luta armada em 1984 para obter mais direitos para os curdos que vivem na Turquia e que é considerado terrorista pelos Estados Unidos e outros países ocidentais -- tem, atualmente, a sua base operacional no norte do Iraque.

Mais de 40 mil pessoas já morreram desde 1984 na guerra não declarada entre os rebeldes do PKK e as forças de segurança turcas.

Leia Também: Protestos em várias cidades na Turquia após condenação de Osman Kavala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório