Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Desfile na Coreia do Norte para marcar aniversário das Forças Armadas

A Coreia do Norte organizou hoje um desfile militar em Pyongyang para marcar o 90.º aniversário das suas forças armadas e demonstrar o poder militar do país, segundo fontes citadas pelas agências de notícias internacionais.

Desfile na Coreia do Norte para marcar aniversário das Forças Armadas
Notícias ao Minuto

17:49 - 25/04/22 por Lusa

Mundo Pyongyang

Os desfiles militares na Coreia do Norte, país que possui armas nucleares, são uma forma recorrente de assinalar datas importantes para o regime de Pyongyang.

Participam normalmente nestas paradas milhares de soldados, seguidos por um desfile de tanques e outros equipamentos militares. Costumam também ser expostos mísseis de longo alcance ou de alguma tecnologia que o regime quer exibir.

Os observadores internacionais seguem atentamente estes desfiles à procura de indícios de novo armamento desenvolvido pela Coreia do Norte.

O portal sul-coreano NK News noticiou que pelo menos 12 objetos iluminados, possivelmente drones ou helicópteros, foram identificados sobre o centro da capital da Coreia do Norte, indicando um desfile ou um treino militar.

Esperava-se que a Coreia do Norte demonstrasse o seu poder militar para marcar o 110.º aniversário do nascimento do fundador do regime atual, Kim Il Sung, avô do líder norte-coreano, Kim Jong Un, em 15 de abril, mas a data foi celebrada com um desfile civil.

De acordo com imagens de satélite, os preparativos para a parada militar de hoje têm estado em curso desde então, com milhares de soldados e dezenas de veículos a marchar em formação num campo de treino em Pyongyang.

Espera-se que este seja "o maior desfile militar de sempre", envolvendo cerca de 20.000 soldados e o equipamento norte-coreano mais avançado tecnologicamente, disse a agência noticiosa Yonhap, da Coreia do Sul, no fim de semana, citando várias fontes governamentais anónimas.

A Coreia do Norte já realizou mais de uma dúzia de testes de armas este ano, incluindo o disparo de um míssil balístico intercontinental.

Analistas norte-americanos e sul-coreanos advertiram que a Coreia do Norte poderia também retomar os testes nucleares, que não faz desde 2017, atendendo ao aumento da atividade detetada nos locais de testagem militar.

Leia Também: Líderes coreanos trocam cartas a expressarem esperança em boas relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório