Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Alemanha considera injustificável expulsão de diplomatas pela Rússia

O Governo de Berlim considerou hoje injustificável a expulsão de 40 diplomatas alemães da Rússia, comunicada esta segunda-feira por Moscovo.

Alemanha considera injustificável expulsão de diplomatas pela Rússia
Notícias ao Minuto

16:14 - 25/04/22 por Lusa

Mundo Annalena Baerbock

"Os 40 membros das representações russas na Alemanha que nós expulsámos há três semanas não trabalharam um único dia ao serviço da diplomacia durante a sua permanência na Alemanha", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, num comunicado.

Já em relação aos diplomatas alemães expulsos por Moscovo não há "absolutamente nada" a ser-lhes apontado, defendeu a ministra, considerando assim que a decisão russa "não se justifica de modo algum".

A Rússia anunciou hoje a expulsão de 40 diplomatas alemães, como medida de retaliação a uma decisão semelhante tomada pela Alemanha na sequência da guerra na Ucrânia.

O embaixador alemão em Moscovo, convocado hoje pelo Governo da Rússia, recebeu a informação de que "40 funcionários das missões diplomáticas alemãs na Rússia foram declarados 'persona non grata'", segundo indicou a diplomacia russa em um comunicado de imprensa.

O comunicado salienta que se trata de uma "resposta simétrica"? a uma decisão semelhante e "abertamente hostil" do governo alemão, tomada em 4 de abril.

A ministra do Negócios Estrangeiros da Alemanha afirmou hoje que os diplomatas russos expulsos por Berlim "agiram durante anos e de forma sistemática" contra a liberdade e a coesão da sociedade alemã.

"A sua ação também ameaçou aqueles que aqui procuraram proteção, não podíamos continuar a tolerá-la e também não a toleraremos no futuro", disse Baerbock.

"Com as expulsões de hoje, a Rússia continua a prejudicar-se a si própria", acrescentou.

Nas últimas semanas, muitos países europeus, incluindo Alemanha, França, Itália e Espanha, expulsaram dezenas de diplomatas russos.

Moscovo prometeu responder a cada uma dessas medidas e, entretanto, já expulsou da Rússia dezenas de diplomatas ocidentais.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Rússia expulsa 40 diplomatas alemães como medida de retaliação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório