Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Reino Unido avisa que Rússia prepara referendo manipulado em Kherson

Governo britânico criticou as práticas pouco democráticas do Kremlin.

Reino Unido avisa que Rússia prepara referendo manipulado em Kherson
Notícias ao Minuto

23:22 - 24/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A inteligência britânica voltou a avisar para potenciais atividades de propaganda russa nas cidades ocupadas, alertando este domingo que a Rússia poderá estar a planear a realização de um referendo em Kherson. O objetivo é manipular o sufrágio, de modo a justificar a ocupação e assegurar uma importante cidade no sul da Ucrânia e de acesso pela Crimeia.

A prática não é nova: segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, a Rússia realizou um referendo ilegítimo na Crimeia em 2014, em que o território votou a favor de fazer parte do território russo após a ocupação.

"As próprias eleições da Rússia têm sido atacadas por alegações de manipulação de votos e vimos altos membros da oposição serem impedidos de concorrer", acrescentou o governo britânico.

A referência dos britânicos recorda várias eleições na Rússia, nas quais candidatos como Alexei Navalny, o opositor mais conhecido de Vladimir Putin, foi impedido de concorrer à liderança do país.

As acusações do Reino Unido surgem numa altura em que a Ossétia do Sul, território georgiano ocupado pela Rússia em 2008, deu "o primeiro passo" para a sua integração na Rússia, ao solicitar a convocação de um referendo junto da comissão eleitoral central desta região separatista da Geórgia.

Desde o início da invasão da Rússia a 24 de fevereiro, já morreram mais de 2.400 civis ucranianos na guerra, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número real de mortos deverá ser muito superior, tendo em conta o elevado número de civis mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelos russos, e as valas comuns que vão sendo encontradas em cidades após a retirada de tropas.

Leia Também: Ossétia do Sul dá "primeiro passo" no processo de unificação com a Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório