Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Igreja Russa critica apelos para sancionar o Patriarca Cirilo

A Igreja Ortodoxa Russa (IOR) criticou hoje os apelos para sancionar o Patriarca Cirilo pelas suas posições sobre a campanha militar da Rússia na Ucrânia.

Igreja Russa critica apelos para sancionar o Patriarca Cirilo
Notícias ao Minuto

14:16 - 24/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Impor sanções aos líderes religiosos é um disparate, uma rejeição total do senso comum", disse o porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, Vladimir Legoyda, à agência noticiosa Interfax.

O representante da IOR considerou necessário manter os canais de comunicação abertos e não "destruir as últimas oportunidades" de diálogo.

A proposta de sancionar a hierarquia da Igreja russa pela sua posição sobre o conflito na Ucrânia foi feita pelas autoridades lituanas.

As declarações de Cirilo de apoio às ações da Rússia na Ucrânia têm sido criticadas por Kiev e por países ocidentais.

Na véspera da Páscoa ortodoxa, o patriarca russo apelou à superação dos conflitos e ao "triunfo de uma paz duradoura" sem mencionar a Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -

Leia Também: "A Ucrânia sairá vitoriosa", diz porta-voz da diplomacia norte-americana

a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório