Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Membros de missão da OSCE detidos em Donetsk e Lugansk

A missão da OSCE está na Ucrânia para, entre outras coisas, investigar crimes de guerra.

Membros de missão da OSCE detidos em Donetsk e Lugansk
Notícias ao Minuto

23:47 - 23/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou, este sábado, que membros de uma missão no leste na Ucrânia, nas linhas da frente em Donetsk e Lugansk, foram detidos, mas não especifica quem foram as forças militares no local a fazê-lo.

Num comunicado, citado pela Sky News, a organização conta estar "extremamente preocupado por um número de membros da missão nacional da OSCE foram privados da sua liberdade em Donetsk e Lugansk".

Acrescenta ainda a OSCE que "está a usar todos os canais disponíveis para garantir a sua libertação".

A OSCE é uma organização internacional que intervêm em situações de conflito, realizando missões de supervisão a casos de direitos humanos, crimes de guerra e ajudando a garantir eleições livres.

A missão da OSCE tem estado na Ucrânia a monitorizar a ocorrência de crimes de guerra, seja no Donbass ou nas cidades recentemente libertadas pelas forças ucranianas, onde evidências de massacres contra civis foram descobertas.

Desde o início da invasão da Rússia a 24 de fevereiro, já morreram mais de 2.400 civis ucranianos na guerra, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número real de mortos deverá ser muito superior, tendo em conta o elevado número de civis mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelos russos, e as valas comuns que vão sendo encontradas em cidades após a retirada de tropas.

Leia Também: OSCE encontrou "padrões claros" de crimes contra a humanidade na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório