Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Utah. Erro do humano causou acidente de helicóptero em estância de esqui

Dois helicópteros Blackhawk caíram a poucas centenas de metros do resort em fevereiro, resultando em mais de 9,2 milhões de dólares (8,4 milhões de euros) de danos.

Utah. Erro do humano causou acidente de helicóptero em estância de esqui
Notícias ao Minuto

07:55 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O manto branco causado pela neve fez com que o piloto de um helicóptero Blackhawk perdesse a noção de onde estava a tentar aterrar, provocando uma colisão com outro helicóptero, em fevereiro, perto de uma estância de esqui, no estado norte-americano do Utah.

Os danos foram avaliados em mais de 9,2 milhões de dólares (8,4 milhões de euros), segundo referiu a Utah Army National Guard, citada pelo Independent, na quinta-feira.

Não houve, no entanto, feridos a registar no acidente - nem no helicóptero, nem esquiadores nas redondezas.

Os investigadores concluíram que se tratou de erro humano porque o piloto não conseguiu perceber a sua posição e teve de recorrer aos instrumentos de voo da aeronave, o que fez com que o helicóptero caísse de lado e partisse o rotor principal (que dá sustentação ao aparelho). Uma das peças do rotor voou e atingiu a cauda de outro helicóptero próximo em exercícios. 

O segundo piloto conseguiu pousar o seu Blackhawk apesar de estar a girar sobre si próprio depois de ser atingido. As ações desse piloto para pousar com segurança foram descritas como louváveis ​​pelos investigadores.

Leia Também: Helicóptero de Marte estabeleceu dois novos recordes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório