Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

China propõe iniciativa para promover segurança "de todos os Estados"

O Presidente chinês propôs hoje uma nova iniciativa para "promover a segurança em todo o mundo", que "respeite tanto a soberania de todos os Estados como o caminho de desenvolvimento que cada um escolhe".

China propõe iniciativa para promover segurança "de todos os Estados"
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/04/22 por Lusa

Mundo Xi Jinping

Xi Jinping proferiu um discurso na abertura do Fórum de Boao, que se realiza na ilha de Hainan, conhecido como o 'Davos asiático', com quase nenhuma presença internacional devido às restrições impostas pela China face à pandemia de covid-19.

"Respeitamos a soberania e a integridade territorial de todos os países. Aderimos à não interferência nos assuntos internos dos outros, e também respeitamos o caminho de desenvolvimento que cada país escolhe", afirmou.

O governante sublinhou que a China continua "comprometida com os princípios da Carta das Nações Unidas" e opõe-se a "mentalidades de guerra fria, unilateralismo e confrontação em bloco", declarações que os políticos chineses usam frequentemente quando se referem aos Estados Unidos para criticar a sua política externa.

"Levamos muito a sério as legítimas preocupações de segurança de todos os países e procuramos uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável, em vez de cada um procurar a sua própria segurança à custa dos outros", acrescentou.

Xi referia-se à posição ambígua da China sobre a guerra na Ucrânia, tendo apelado ao respeito pela integridade territorial de todos os países e evitado utilizar a palavra "invasão" para se referir à ofensiva russa, reiterando ao mesmo tempo a sua oposição às sanções contra Moscovo.

"As diferenças e disputas devem ser resolvidas através do diálogo. A China apoia todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica das crises, opondo-se simultaneamente à imposição de sanções unilaterais", salientou.

O chefe de Estado chinês falou também da covid-19, numa altura em que a China está a atravessar uma onda de surtos atribuídos à variante Ómicron, que tem resultado num número de infeções semelhante ao registado no início da pandemia, no primeiro semestre de 2020.

"A saúde e a segurança são necessárias para o progresso e desenvolvimento humano, e temos de as defender. Face aos desafios, não devemos perder a confiança, hesitar ou recuar. Temos de reafirmar a nossa confiança e prosseguir contra todas as probabilidades", defendeu.

"São necessários mais esforços se a humanidade quiser alcançar a vitória contra a pandemia. É essencial que os países se apoiem uns aos outros e coordenem melhor as suas ações. Temos de melhorar a governação global da saúde e formar sinergias na luta contra a covid-19", acrescentou.

Xi também garantiu que a China irá proporcionar "grande dinamismo" à recuperação económica global com "mais oportunidades de mercado para todos os países", afirmando que a economia chinesa permanece "forte, resistente, sustentável a longo prazo, com enorme potencial e espaço de manobra".

"São necessários esforços para manter a globalização económica a funcionar e, para o fazer, todos nós precisamos de coordenar melhor as nossas políticas macroeconómicas. Devemos utilizar a ciência e a tecnologia para alcançar novos impulsos de crescimento", indicou.

O Presidente chinês prometeu "manter as cadeias de abastecimento globais estáveis" e "evitar os efeitos negativos dos ajustamentos feitos por alguns países", numa aparente referência à próxima reunião da Reserva Federal dos EUA, a 04 de maio, num contexto de elevadas pressões inflacionistas.

Leia Também: Covid-19. China deve manter tolerância zero ao vírus, insiste Xi Jinping

Recomendados para si

;
Campo obrigatório