Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Canadá abandona reunião do G20 Finanças durante intervenção da Rússia

A ministra das Finanças canadiana revelou que Canadá e "vários parceiros democráticos saíram do plenário do G20 quando a Rússia tentou intervir".

Canadá abandona reunião do G20 Finanças durante intervenção da Rússia
Notícias ao Minuto

19:27 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Chrystia Freeland

A ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, revelou esta quarta-feira que abandonou uma reunião do G20, em Washington, como forma de protesto contra a participação da Rússia. 

"As reuniões desta semana em Washington são para apoiar a economia mundial - e a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia é uma grave ameaça à economia global", disse Freeland, que é também vice-primeira-ministra do Canadá, na rede social Twitter.

Defendendo que “a Rússia não devia participar ou ser incluída nestas reuniões”, a ministra frisou que “as democracias do mundo não ficarão de braços cruzados diante da contínua agressão russa e dos crimes de guerra” cometidos na Ucrânia.

“Hoje, o Canadá e vários dos nossos parceiros democráticos saíram do plenário do G20 quando a Rússia tentou intervir”, acrescentou.

Já na segunda-feira, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos da América, Janet Yellen, que representa o país no G20 Finanças, afirmou que iria boicotar algumas sessões se a Rússia participasse.

Sublinhe-se que o G20 Finanças decorreu esta quarta-feira, no âmbito da semana de reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky diz não saber de acordo; Rússia testa novo míssil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório