Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Meio milhão de ucranianos foram deportados para a Rússia, diz Ucrânia

Segundo o presidente do Comité Humanitário do parlamento ucraniano, os cidadãos foram levados sem o seu consentimento.

Meio milhão de ucranianos foram deportados para a Rússia, diz Ucrânia
Notícias ao Minuto

16:27 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente do Comité Humanitário do parlamento ucraniano, Mykyta Poturayev, revelou esta quarta-feira que as tropas russas deportaram cerca de 500 mil ucranianos para a Rússia sem o seu consentimento.

“Sabemos dos chamados ‘campos de filtração’ para cidadãos ucranianos. Esta é uma das possíveis direções da atividade da Cruz Vermelha, pelo menos para encontrar estas pessoas deportadas e entender o que lhes está a acontecer no território da Federação Russa”, alertou Poturayev, numa intervenção por videoconferência na comissão de desenvolvimento do Parlamento Europeu, que teve como objetivo abordar as consequências humanitárias da invasão russa. 

E acrescentou: “Meio milhão de cidadãos ucranianos foram deportados da Ucrânia para a Federação Russa sem o acordo da sua parte”.

Assinala-se, esta quarta-feira, o 56º dia da invasão russa da Ucrânia. Pelo menos 2.072 civis morreram e 2.818 ficaram feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia entregou acordo à Ucrânia; "História não esquecerá"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório