Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Abusos. Diocese de Nova Jérsia pagará 81 milhões para resolver processos

Uma diocese de Nova Jérsia concordou pagar 87,5 milhões de dólares (81,1 milhões de euros) para resolver processos de abuso sexual de 300 alegadas vítimas, num dos maiores acordos a envolver a Igreja Católica nos Estados Unidos.

Abusos. Diocese de Nova Jérsia pagará 81 milhões para resolver processos
Notícias ao Minuto

00:07 - 20/04/22 por Lusa

Mundo Abusos sexuais

O acordo entre a Diocese de Camden, que abrange seis condados no sul de Nova Jérsia, nos arredores de Filadélfia, e os queixosos foi hoje apresentado ao Tribunal de Falências norte-americano em Camden.

O acordo ainda deve ser apresentado a um juiz de falências dos Estados Unidos da América (EUA). Se aprovado, o tratado excederia o acordo de quase 85 milhões de dólares (78,7 milhões de euros) estabelecido em 2003, no escândalo de abuso do clero em Boston, embora seja menor do que outros acordos nos estados da Califórnia e Oregon.

"Quero expressar as minhas sinceras desculpas a todos aqueles que foram afetados por abuso sexual na nossa diocese", disse o Bispo Dennis Sullivan em comunicado.

"As minhas orações vão para todos os sobreviventes de abuso e reforço o meu compromisso contínuo para garantir que este terrível capítulo na história da Diocese de Camden, em Nova Jérsia, nunca volte a acontecer", acrescentou.

Detalhes sobre o que as cerca de 300 vítimas alegaram ter acontecido não foram incluídos no acordo proposto, segundo um advogado de cerca de 70 das vítimas.

"Este acordo com o Bispo de Camden é um avanço poderoso na prestação de contas", disse Jeff Anderson, advogado que representa 74 dos cerca de 300 afetados.

"O crédito vai para os sobreviventes, por se defenderem a si mesmos e à verdade", frisou o advogado.

A diocese indicou que o acordo exige a criação de um fundo, que será financiado ao longo de quatro anos pela diocese e "entidades católicas relacionadas" para compensar os sobreviventes de abuso sexual.

Parte do acordo também exige a manutenção ou "aprimoramento" de protocolos para proteger as crianças.

Os sobreviventes de abuso que entraram com um processo no Tribunal de Falências poderão receber 290.000 dólares (268,7 mil euros), de acordo com outros advogados das vítimas.

O acordo surge mais de dois anos após Nova Jérsia ter expandido a janela do seu estatuto civil de limitações para permitir que vítimas de abuso sexual por parte de padres procurem compensação legal.

A legislação permite que vítimas em crianças possam entrar com um processo até completarem 55 anos ou sete anos após perceberem que o abuso lhes causou danos. O estatuto de limitações anterior era de 20 anos, ou dois anos depois de perceber que o abuso causou danos.

A diocese, como outras em todo o país, entrou com um pedido de falência após a torrente de processos que recebeu decorrentes do relaxamento do estatuto de prescrição.

Leia Também: Bradley Wiggins revela que sofreu abusos sexuais aos 13 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório