Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bélgica e Holanda vão fortalecer laços em áreas como segurança e defesa

Os governos da Bélgica e da Holanda prometeram hoje fortalecer ainda mais os seus laços em diferentes áreas, como segurança e defesa, combate ao narcotráfico ou transição energética, especialmente no contexto atual da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Bélgica e Holanda vão fortalecer laços em áreas como segurança e defesa
Notícias ao Minuto

22:10 - 19/04/22 por Lusa

Mundo Segurança

Os primeiros-ministros de ambos os países, Alexander de Croo e Mark Rutte, respetivamente, acompanhados de vários ministros, reuniram-se em Ghent, na Bélgica, naquela que foi a quarta reunião entre os dois parceiros desde que começaram, em 2003, a realizar reuniões conjuntas de alto nível.

"Os governos belga e holandês acreditam que a nova situação de segurança europeia exige uma intensificação da cooperação em matéria de segurança, tanto entre os nossos países e dentro da Europa como com os nossos aliados da NATO", sublinharam em comunicado divulgado pelo Executivo belga.

Precisamente no dia em que Mark Rutte anunciou que o seu país fornecerá à Ucrânia equipamento militar mais pesado, como veículos blindados, ambos salientaram que a cooperação em defesa dos dois parceiros "deve ser um passo no caminho para uma maior cooperação europeia" neste domínio.

Seja como for, a Bélgica e a Holanda prometem "lutar contra a impunidade da invasão russa" e enfatizam que "os autores de crimes de guerra e outros crimes na Ucrânia devem ser responsabilizados", mostrando, assim, o seu apoio às investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) e da Comissão Europeia.

Ainda relativamente à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Croo e Rutte salientaram a necessidade de acelerar a transição energética, para reforçar a autonomia estratégica do clube europeu e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis de Moscovo.

"Enquanto economias baseadas no conhecimento, a Bélgica e os Países Baixos querem acelerar a transição energética para as energias renováveis, desenvolvendo novas tecnologias, como a produção energética a partir do hidrogénio e a captura e armazenamento de carbono", sublinharam, indicando posteriormente que "o objetivo é também melhorar a eficiência energética dos edifícios".

Na mesma linha, os dois países vão coordenar os seus planos de implementação de infraestruturas de hidrogénio, conscientes de que a transição verde "constitui uma importante oportunidade para criar novos empregos e fortalecer a base industrial".

Da mesma forma, a Bélgica e a Holanda prometem avançar na luta contra o tráfico de drogas e crimes associados, através de uma maior coordenação dos seus serviços judiciários e policiais".

Leia Também: Ucrânia: EUA afirmam que Rússia perdeu 25% do poder de combate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório