Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Partygate'. Boris Johnson vai pedir desculpa ao parlamento britânico

Partidos da oposição pedem a demissão de Johnson, acusando-o de enganar o parlamento.

'Partygate'. Boris Johnson vai pedir desculpa ao parlamento britânico
Notícias ao Minuto

11:38 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, irá pedir desculpas ao parlamento, esta terça-feira, devido à multa que recebeu por infringir as normas de contenção da Covid-19 com a realização de uma festa em Downing Street.

Segundo a Reuters, que cita uma fonte governamental, Johnson irá dirigir-se ao parlamento pelas 14h30, depois de, na semana passada, ter sido multado pela Polícia Metropolitana de Londres por uma festa de aniversário em Downing Street, em infração às medidas decretadas devido à pandemia.

O primeiro-ministro britânico anunciou que pagou a multa e voltou a pedir “desculpa” pelo sucedido, contudo, recusou demitir-se pelo caso que ficou conhecido como ‘Partygate’. 

Ao pedir desculpa na televisão, Johnson explicou que a festa de aniversário surpresa, que lhe valeu a multa, realizada a 19 de junho de 2020, na sala do conselho de ministros, para assinalar o seu 56.º aniversário, durou "menos de dez minutos".

Desde então, os partidos da oposição pediram a demissão de Johnson, acusando-o enganar o parlamento, depois de o primeiro-ministro garantir que todas as regras tinham sido seguidas durante a pandemia, quando, na verdade, houve festas de despedida, aperitivos ao sol e outras celebrações.

Sublinhe-se que, na última semana, o Guardian tinha noticiado que Boris Johnson ainda pode receber mais três multas devido a eventos que ainda não foram totalmente investigados pela polícia. 

Leia Também: 'Partygate'. Boris Johnson pode receber mais três multas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório