Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia lança nova ofensiva contra rebeldes curdos no Iraque

A Turquia anunciou hoje que lançou uma nova ofensiva aérea e terrestre contra os rebeldes curdos turcos no norte do Iraque, com a participação de forças especiais e 'drones' (veículos aéreos não tripulados) de combate.

Turquia lança nova ofensiva contra rebeldes curdos no Iraque
Notícias ao Minuto

11:48 - 18/04/22 por Lusa

Mundo Conflito

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que unidades de comando, 'drones' e helicópteros de ataque lançaram a ofensiva contra esconderijos de rebeldes ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em três regiões próximas da fronteira turca.

A Turquia realiza regularmente ataques contra as posições do PKK, considerado um grupo "terrorista" por Ancara e pelos seus aliados ocidentais, que tem bases e campos de treino na região de Sinjar, bem como em áreas montanhosas do Curdistão iraquiano.

"Os nossos heroicos pilotos atingiram com sucesso abrigos, cavernas, túneis e depósitos de munição pertencentes à organização terrorista", disse Akar.

"Um grande número de terroristas foi neutralizado", acrescentou, indicando que a operação ganhará impulso "nas próximas horas e dias".

O ministro não especificou o número de soldados envolvidos na ofensiva que foi lançada na noite de domingo.

O Ministério da Defesa turco sublinhou que a operação visava impedir um ataque em larga escala do PKK à Turquia. Os meios de comunicação turcos já falam sobre esta operação há semanas.

O ataque foi lançado dois dias depois de uma visita à Turquia do primeiro-ministro do Curdistão iraquiano, Masrour Barzani.

Após conversas com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Barzani declarou ser a favor de se "expandir a cooperação para promover a segurança e a estabilidade" no norte da Turquia.

O governo do Curdistão iraquiano tem uma relação complexa com os rebeldes do PKK, cuja presença dificulta as relações comerciais com a Turquia.

As ofensivas do exército turco aumentaram as tensões entre Ancara e o governo central iraquiano, que acusa a Turquia de não respeitar a integridade territorial do país.

Leia Também: Turquia condena intervenções israelitas na Cisjordânia e em Jerusalém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório