Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

35 mortos em naufrágio de embarcação com migrantes ao largo da Líbia

Uma embarcação com migrantes naufragou na sexta-feira ao largo da costa da Líbia, estimando-se que se tenham registado 35 mortes, anunciou hoje a agência das Nações Unidas para as migrações.

35 mortos em naufrágio de embarcação com migrantes ao largo da Líbia
Notícias ao Minuto

15:58 - 16/04/22 por Lusa

Mundo Líbia

O naufrágio ocorreu na sexta-feira perto da cidade líbia de Sabratha, um importante local para a saída de migrantes africanos que iniciam aí uma travessia pelo mar Mediterrâneo, afirmou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), citada pela Associated Press (AP).

A OIM disse ter retirado o corpo de seis migrantes e que outros 29 estavam desaparecidos, suspeitando-se de que terão morrido.

Ainda não é conhecida a razão que levou ao naufrágio do navio.

Esta é a mais recente tragédia que envolve a morte de migrantes que partiram do Norte de África. Segundo a OIM, na semana passada estima-se que pelo menos 53 pessoas tenham morrido ao largo da Líbia.

"Uma capacidade dedicada para busca e resgate e um mecanismo para o desembarque seguro são urgentemente necessários para prevenir mais mortes e dor", afirmou a OIM.

Investigações solicitadas pelo organismo encontraram provas de possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Líbia contra migrantes detidos em prisões públicas e às mãos de traficantes de seres humanos.

Mais de 123 mil migrantes desembarcaram em Itália em 2021, provenientes da Líbia ou Tunísia, depois de cerca de 95 mil em 2020, segundo o Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Em 2021, foram reportadas mais de duas mil mortes e desaparecimentos no Mediterrâneo, depois de 1.401 em 2020, também segundo o ACNUR.

Leia Também: Ministra britânica ativa prerrogativa para envio de migrantes para Ruanda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório