Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia ameaça Washington por enviar armas à Ucrânia

Kremlin volta a ameaçar os EUA e o Ocidente por causa do fornecimento de armas para os ucranianos.

Rússia ameaça Washington por enviar armas à Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:37 - 15/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Rússia ameaçou, esta sexta-feira, os Estados Unidos, avisando que, se o fornecimento de armas à Ucrânia continuar, haverá "consequências imprevisíveis para a segurança regional e internacional".

Numa nota diplomática a que o Washington Post teve acesso, os russos avisar que os "EUA e os seus aliados" devem "parar com a militarização irresponsável da Ucrânia".

O presidente Joe Biden já anunciou vários pacotes de apoio ao governo ucraniano. A última ajuda foi aprovada ainda esta semana, no valor de 800 milhões de dólares (mais de 735 milhões de euros) em ajuda militar.

E, no início deste mês, foram aprovados outros 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) em mísseis 'Javelin'.

No total, segundo a Sky News, os EUA já enviou um total de 1,7 mil milhões de dólares (mais de 1,5 mil milhões de euros) para a Ucrânia em ajuda militar.

Os ucranianos também têm recebido apoio militar por parte da União Europeia e, na Alemanha, os parceiros do Governo liderado pelo SPD insistem que o país abandone a política contra o envio de armas e que apoie militarmente a Ucrânia.

A guerra na Ucrânia já fez quase 2.000 de mortes entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. A ONU alerta, no entanto, que o número real de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em regiões cercadas ou bombardeadas pelos russos.

Leia Também: Ucrânia. Parceiros do governo alemão querem envio de armas pesadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório