Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Moldova acusa russos de recrutar cidadãos para o seu exército

A região da Transnístria pertence à Moldova mas é ocupada por separatistas russos.

Moldova acusa russos de recrutar cidadãos para o seu exército
Notícias ao Minuto

15:41 - 14/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Moldova

A Moldova acusou esta quinta-feira a Rússia de recrutar cidadãos do seu país para combater do lado russo, aproveitando a forte presença de russófonos na região da Transnístria, uma zona ocupada por separatistas russos mas que continua a fazer parte do território moldavo.

Segundo a Reuters, as acusações da Moldova surgem depois da inteligência britânica ter comunicado que as forças russas estariam a tentar recrutar naquela região, à semelhança do que fizeram na Ossétia do Sul (região ocupada pela Rússia desde a guerra na Geórgia em 2008).

"Estas ações não promovem a paz para nós, para os nossos cidadãos, para as nossas famílias. Estas coisas são muito perigosas e têm de ser paradas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros moldavo, Nicu Popescu, citado pela Reuters.

A acusação acontece também depois de a secretária de Estado da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, ter afirmado que havia tropas a mobilizar-se na Transnístria para atacar a Ucrânia, especialmente a cidade de Odessa.

As autoridades da Transnístria negam que os russos façam exercícios militares no seu território, mas recusaram comentar as acusações do governo central em Chisinau.

Desde o início da invasão russa na Ucrânia que as autoridades na Roménia e na Moldova têm mostrado preocupação sobre uma possível expansão da Rússia para territórios com uma forte presença de russófonos.

A Transnístria é um destes territórios, sendo que o ponto mais a sudeste do pequeno estreito, disperso pela fronteira entre a Moldova e a Ucrânia, fica a menos de 50 quilómetros de Odessa, em território ucraniano.

Leia Também: Polónia, Moldova, Roménia e países bálticos: Os próximos alvos de Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório